20 outubro 2012

Jogos Vorazes - Suzanne Collins


Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Em um futuro pós-apocalítico, a America foi destruída e em seu lugar foi criado um País nomeado Panem que foi dividido em 13 distritos e uma Capital. Em uma guerra entre o povo dos distritos e a Capital, o 13º distrito foi destruído e, para que não acontecesse novamente, foi criado um Reality Show chamado Jogos Vorazes.

 Os Jogos Vorazes funciona da seguinte forma: A cada ano os 12 distritos são obrigados a ceder um garoto e uma garota acima dos 12 anos, conhecidos como tributos, que serão presos em uma arena onde apenas um dos 24 tributos sairá vivo. Na 74º edição dos Jogos Vorazes, o tributo feminino do distrito 12 que tentará sobreviver na arena é Katniss Everdeen e o tributo masculino é seu colega distante, Peeta Mellark.

 Como se não fosse o bastante ter que tentar sobreviver em uma arena cheia de animais selvagens e adolescentes querendo arrancar o seu coração, Katniss está em conflito com si própria sobre em quem confiar, sobre seus sentimentos e sobre como irá jogar. Mas ela está disposta a fazer qualquer coisa para voltar para o seu distrito, para sua pequena irmã, Prim, sua mãe, e seu melhor amigo Gale.
“Uma discussão tem início e só acaba quando um tributo silencia os outros.
- Nós estamos perdendo tempo! Vou lá terminar o serviço nela e a gente segue caminho!

 Jogos Vorazes faz parte por uma trilogia que é composta pelos livros: Jogos Vorazes, Em Chamas e A Esperança. Em 2012 foi lançado um filme baseado nele e a sua continuação, Catching Fire (Em Chamas), está em processo de gravação e será lançado em 2013, se não me engano, e tantos os livros quanto o filme vem fazendo muito sucesso pelo mundo.

 Assim que soube do filme corri para ler os livros, como não os tinha comecei a ler em e-book (agora já tenho o formato físico) e em menos de uma semana eu já tinha lido toda a trilogia e me tornado fã. O livro é escrito em primeira pessoa, narrado pela Katniss o que acaba nos fazendo sentir na pele dela, e isso acaba nos prendendo ao livro.

 A história é muito bem desenvolvida, me pergunto de onde a Suzanne tirou inspiração, o livro te mantém entretido todo o tempo, principalmente as partes que se passam na arena, e a única parte que não gostei foi do fim pois apesar de saber que tem uma continuação, também é um dos livros a menos. O livro é repleto de partes tensas, tristes e emocionantes, todos os personagens são bem descritos e muito bem desenvolvidos mas, infelizmente, nem todos podem continuar vivos para a continuação.

 Apesar de simples, a capa do livro é muito bonita e o pássaro que a ilustra é conhecido como Tordo e tem uma grande importância na história. A diagramação é simples e deixa um pouco a desejar (mas com uma história dessas quem vai querer ficar reparando na diagramação né?). Os livros e o filme já foram citados aqui no blog algumas vezes, recomendo para vocês o post "E nem só de livros viverá o homem".
"Pego sua mão, segurando com firmeza, preparando-me para as câmeras e abominando o momento em que finalmente terei de soltá-la. "
Escrito por Suzanne Collins
Contém 400 páginas.

16 comentários:

  1. Li esse livro quando participei de um booktour, e simplesmente AMEI! É tanto que quando teve promoção dele numa loja online, não perdi tempo e adquiri meu kit.

    Ainda não tive tempo de ler os outros dois, mas pelas resenhas que tenho lido, parecem ser tão bons , quanto!

    Glaucia - www.leitorait.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arranja um tempinho Glaucia, tu não vai se arrepender! A trilogia é ótima! *-*

      Excluir
  2. Li os três e fiquei completamente viciada, principalmente o terceiro. Consigo reler várias vezes sem nunca enjoar. Suzanne teve o dom quando escreveu a saga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu preferido é um segundo, eu gosto das partes da arena! Mas o terceiro também é ótimo, todos são! *-*

      Excluir
  3. Muito boa essa trilogia!

    O filme, pra mim, deixou bem a desejar e a atriz não conseguiu capturar a alma da Katniss e toda a emoção que ela nos passa no decorrer dos livros.
    Espero que os próximos fiquem melhores!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muito boa! E também achei que a Jennifer não conseguiu passar toda a emoção que a Katniss passa nos livros mas mesmo assim ainda gosto dela. :c

      Excluir
  4. Muito legal a resenha!
    Quando ganhei o primeiro e o segundo livro da trilogia eu nem tinha ouvido falar sobre eles ainda.. li os dois com tanta pressa, com tanta vontade de saber como tudo ia acabar que acho que vou ter que ler de novo.. e o último livro, bem, a gente sempre quer que tudo dê certo, mas acontecimentos imprevisíveis, por mais tristes que sejam, são sempre interessantes, como foi no caso deste livro.
    Realmente adorei a trilogia, recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que tu falou Aline, sem tirar nem pôr! :D

      Excluir
  5. Bacana sua resenha, demonstra gosto pela leitura, adquiri a trilogia logo após ver o primeiro filme( que na minha opinião deixou a desejar)
    devorei a trilogia em menos de uma semana,me apaixonei pela historia, o romance a luta pela sobrevivência, por justiça e igualdade, a riqueza de detalhes ao descrever cada emoção, ambiente, dor, condição física e emocional me prendeu a leitura, realmente fascinante !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei que o filme deixou um pouco a desejar e espero que o segundo seja bem melhor! Os livros são realmente fascinantes!

      Excluir
  6. JV é ótimo! Quando me indicaram nao dei muita bola, mas só qdo fui ler é que vi o tanto que é legal e me empolguei. ahaha
    Adorei sua resenha, Lu! Tb me perguntei de onde a autora se inspirou e como pode a pessoa ter uma ideia genial dessas *-*

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também fiquei meio desinteressado quando me disseram pra ler mas quando comecei fiquei super excitado, quase não conseguia parar!

      Excluir
  7. Achei tão ridiculo o filme. quem sabe não dou uma chance para esse livro .... mas será bem mais adiante, porque existem infinitos melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme não ficou ótimo mas não se deve julgar o livro por isso, não acha? O livro é milhões de vezes melhor que o filme!

      Excluir
  8. Eu tive um certo preconceito com a história. Assisti o filme e me apaixonei,tanto q devorei um livro por dia e fiquei na saudade qdo terminou.O bom dos filmes é dá uma cara ao personagem.E gostei de sua resenha.Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o primeiro livro, mas no segundo perdi um pouco a vontade de continuar a ler porque achei a Katniss irritante, tenho o terceiro livro aqui, mas não tive ainda a vontade de ler. Espero nessas férias pegar os três e ler em sequencia e dai tirar conclusões definitivas.

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.