31 outubro 2012

Datas Comemorativas (#01) - it's Halloween!

ÊÊÊ HALLOWEEN! Tempo de enfeitar a casa com coisas assustadoras, se fantasiar e sair pelas casas pedindo gostosuras ou não, pera.. é mesmo, moro no Brasil! AAH me desculpem mas é que eu sempre quis fazer essa piadinha sem graça sabe... Enfim, finalmente chegou o Halloween, também conhecido como dia das bruxas, e o que acha de conhecermos um pouco mais sobre ele?
Halloween (Dia das Bruxas)
 O Halloween é uma data comemorativa que acontece todo ano no dia 31 de outubro, véspera do dia de Todos os Santos. A história dessa data comemorativa tem mais de 2.500 anos, surgiu entre o povo Celta que acreditava que no último dia de verão, dia 31 de outubro, os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos.Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas entre outros.
 Durante a Idade Média o Halloween por ser uma festa pagã foi condenada e passou a ser conhecida como Dia das Bruxas, e todos que comemorassem seriam perseguidos e cremado como bruxas.
Os Símbolos e as tradições
Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças se fantasiam e saem de casa em casa com uma sacolinha perguntando "Gostosuras ou travessuras?".


Halloween no Brasil
No Brasil a comemoração desta data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão. Os cursos de língua inglesa também colaboram para a propagação da festa em território nacional, pois valorização e comemoram esta data com seus alunos: uma forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana.
 Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).
 A comemoração da data também recebe fortes críticas dos setores religiosos, principalmente das religiões cristãs. O argumento é que a festa de origem pagã dissemina, principalmente entre crianças e jovens, ideias e imagens que não correspondem aos princípios e valores cristãos. De acordo ainda com estes religiosos, as imagens valorizadas no Halloween são negativas e contrárias à pratica do bem.
Infelizmente, no Brasil ela não é uma festa muito comemorada mas fazer o que? Eu particularmente amo o Halloween!


2 comentários:

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.