29 outubro 2012

Reflexões para o ator do século 21 - Alex Giostri



Reflexões Para o Ator Do Século 21 trata das questões éticas da profissão do ator e, basicamente, leva-o a levantar questionamentos não tão discutidos na qualidade; trata-se quase de um manual, de uma nova possibilidade de pensar a função do ator nas sociedades. A intenção é unir o ator ao humano, o atuar ao pensar, o representar ao compreender, o ofício à realidade, a escolha ao preço a ser pago.
 Então, quem foi ali na página "Quem faz o blog" provavelmente viu que eu pretendo ser ator. Recentemente descobri que a Editora Giostri  publica livros sobre dramaturgia brasileira. Consegui alguns livros do catálogo e recebi eles hoje, um deles foi o "Reflexões para o ator do Século 21", escrito pelo Alex Giostri (Editor Responsável pela Editora).

 O livro não tem bem uma história, ele é um tipo de manual para aqueles que querem seguir a carreira de ator e para aqueles que já seguem, ele nos dá dicas para que cresçamos como ator e assim agradar tanto o público quanto a nós mesmos. O livro nos ensina que nós que pretendemos atuar temos que fazer isso pelo amor a profissão e não pensando apenas em luxúria, aparecer na TV e ter milhares de pessoas correndo atrás de você para conseguir um autografo pois de que adianta ter isso tudo se não temos amor ao que fazemos?

 Ele também dá dicas sobre como atuar, como passar ao público o sentimento que o personagem está sentindo. Um livro muito interessante e que com certeza é de muita ajuda para todos que, como eu, pretende seguir essa carreira que como diz no próprio livro "Não é fácil ser ator, não é uma profissão qualquer[...]".
"Ao ator é fundamental o exercício com o silêncio, com a respiração e com as pausas. Primeiramente consigo próprio, depois com todos os personagens que criará. "
 Como é um manual e não é muito grande eu não sei muito bem o que falar sobre ele. Mas então, sempre que alguém me perguntava: "O que tu quer ser quando crescer?" eu parava, pensava um pouco e respondia: "Advogado ou ator, talvez só advogado" mas então comecei a ficar mais velho e pensar cada vez mais em ser ator mas ainda assim continue tendo dúvidas.

 Então recentemente o Alex me perguntou a faculdade que eu iria fazer e eu respondi Artes Cênicas, comecei a pensar seriamente nisso e depois de ler esse livro posso dizer com certeza que ator é o que eu quero ser. O livro é realmente muito bom e me ajudou bastante com a minha escolha. Super indico esse livro, é ótimo! Sem falar que a capa é muito bonita, tem uma diagramação legal e muito conteúdo. 
E essa é a questão: o que diferencia o poeta do ator é que o poeta é poeta da sua obra e o ator é poeta da vida e das coisas da vida e do próprio poeta.
Contém 98 páginas.
Escrito por Alex Giostri.

4 comentários:

  1. O assunto abordado no livro não é muito do meu interesse, talvez se eles tivessem um livro falando como se tornar uma boa Chef... Enfim, embora não aprecie esse tipo de leitura achei bastante interessante, é sempre bom ler "conselhos".

    Boa sorte na carreira de ator!

    Adorei a resenha.

    Beijos.

    Beatriz - @escrevendomundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aah Bia! vai ser Chef? irei no seu restaurante quando for famoso ok ? u-u asdlha Obrigado, boa sorte na carreira de chef.
      Beijos.

      Excluir
  2. É sempre bom ler livros que te dão dicas ou te orientam na carreira que você deseja seguir né xD Quano ficar famoso não esqueça dos amigos kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Amanda, não esquecerei. KK sempre mandarei beijo pra ti nas entrevistas. u-u

      Excluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.