11 outubro 2012

50 Tons de Cinza, porque tanto sucesso?


 Vocês devem estar se perguntando o porque de eu fazer um post sobre 50 tons de Cinza logo agora que o sucesso dele está esfriando, certo? Então, eu estava vendo o novo episódio de 2 Broke Girls quando de repente o Oleg, esse cara de bigode, falou: "Deve ser uma cena de 50 tons de Cinza" e isso me fez lembrar das milhares de resenhas negativas que li sobre o livro e então pensei: "Porque tanto Sucesso?", e agora aqui estou eu escrevendo esse post.
 A primeira resenha que li sobre o livro foi da Fla do blog Livros e Chocolate e ela não gostou dele, e então fui lendo outras resenhas e a maioria delas o negativaram . Fui atrás de alguns quotes do livro e acabei encontrando um de uma parte que é imensamente nojenta e estranha ( que não vou falar qual é pois seria spoiler, mas saibam que envolve absorvente) e me fez ficar tipo:

Não me julguem por causa das fotos que estou usando no post. u-u

E então eu parei para pensar se realmente valia a pena comprar esse livro e deduzi que não, mas apesar de tudo, ele fala sobre sadomasoquismo e esses tipos de coisa, então vou comprá-lo de qualquer forma porque quero ler. Só tenho 15 anos (quase 16, yey), sou um adolescente e é meu direito ser curioso e não, minha mãe não vai saber sobre o que se trata o livro e muito menos que eu comprei.
 Mas, voltando ao assunto principal do post, se o livro é tão ruim porque teve tanta repercussão na mídia? E foi ai que comecei a minha pesquisa e descobri o porque. A resposta é simples:

 1- Porque as editoras responsáveis pelo lançamento do livro gastaram muita grana com o marketing do livro.

2- Porque ele tem uma certa ligação com Crepúsculo então os fãs da série acabam querendo lê-lo também. ( Como é o caso da Babs do Segredos entre Amigas)

3- Vários famosos acabaram tirando fotos com o livro, o que também ajuda em sua divulgação e faz os fãs pensarem: "Nossa! Se ele leu eu também quero ler". Uma prova de que isso ajuda é que a própria Intrínseca mandou um kit do livro com um exemplar, óbvio, e alguns brindes para um ator da MTV ou foi da Multishow, whatever. ( E eu sei disso porque ele fez questão de postar no twitter e a Editora e mais algumas milhares de pessoas deram RT o que era obviamente o que eles queriam, Divulgação.)

 E tem também as pessoas que, como eu, só querem ler por curiosidade mas não cria muitas expectativas.
 Então, se o livro é tão ruim quanto falam eu ainda não sei, ênfase no ainda, mas eu espero que seja pelo menos bom porque não quero pensar que para um livro fazer sucesso ele não precisa ser bom. E vocês? Já leram o livro ou pretendem ler? Comentem!

22 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, nunca fiquei entusiasmado para ler ele. Quis muito ler a parte do "Sexo com Ketchup" mas quando li acabei ficando horrorizado. dasjlhas;;

      Excluir
  2. Eu acho que o sucesso se deu por ter sido o primeiro livro com tema adulto a ser divulgado desse jeito e acabou estourando na boca do povão... As pessoas, que antes estavam acostumadas a ler romances água com açúcar acabaram ficando curiosas pra saber como seria o tal sexo num livro e pimba! O tema sexo é uma coisa que chama atenção das pessoas, não tem jeito... e talvez, a maioria que gosta, usa como fantasia pro que não faz, lê por achar que é o único livro com esse assunto... enfim... são várias coisas que levam alguém a ler isso... Eu li por curiosidade mesmo. Já que todo mundo tava lendo, achando o máximo, "novo" e etc... Já tinha ouvido falar que era ruim, mas a gente só pode falar se gostou ou não de alguma coisa depois de experimentar. E posso falar que li e não gostei.

    Só que, obviamente, livros com esse tema adulto sempre existiram, há muitos e muitos anos atrás, e MUITO MELHORES do que essa porcaria mal escrita e pobre... o problema é que nunca foram divulgados e o povo não soube que existiu...
    Na verdade, eu acho que a autora deu uma puta sorte, pq ela não tem talento e não sabe escrever...

    Só acho que agora que o tema já ficou na moda, pelo menos outros tipos de livros com esse tema já não serão tão malvistos como eram até essa febre de 50 graus....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com o que você falou Flá, principalmente a parte: "O tema sexo é uma coisa que chama atenção das pessoas, não tem jeito...". Quero ler o livro pelo mesmo motivo que você leu, para tirar minhas próprias conclusões.
      Abraços!

      Excluir
  3. São diversas questões. Com certeza a divulgação é um dos fatores principais, outro ponto é que o povo gosta de ler sacanagem mesmo. Porque muita gente está falando mal, mas uma outra penca gostou demais .
    Eu acho que o livro não é bom, mas por conta do personagem principal, eu vou ler a sequência.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, o povo gosta mesmo de ler Sacanagem. KKK
      Provavelmente eu também vou ler todos porque não gosto de ler sagas pela metade. :(

      Excluir
  4. Eu não compraria o livro, se eu ler foi porque eu ganhei mesmo.
    Mas vontade de ler, não tenho!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou comprar, apesar de tudo eu ainda quero ler! D:
      Mas bem que ele poderia ser mais barato!

      Excluir
  5. O pior que é! A divulgação de marketing faz isso pelo livro.
    Eu li o livro e gostei! Nunca li nada parecido mas se tornou agradável. Eu gosto de crepúsculo,mas li por causa esta fazendo mesmo sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que eu também goste dele, nem que seja um pouquinho porque não quero perder 30R$ em um livro de merda. D:
      Eu também gostei de Crepúsculo, rs.

      Excluir
  6. Eu quero ler o livro pelo simples fato de ser teor adulto o assunto me agrada e acho muito interessante a divulgação de algo mais real já estava cansada de livros sobre fantasia.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo pouco do livro que eu li o livro não chega bem a ser real, muitas partes são exageradas e eu acho que a maioria das mulheres não aceitam fazer sexo das formas que eles fazem no livro. Provavelmente a autora gostaria de fazer o que ela descreve no livro mas como não pode, ela escreve.
      Abraços! ^^

      Excluir
  7. Não, eu não compraria rsrs e não tenho um pingo de curiosidade. É sério.
    Mas não critico quem quer ler, curiosidade tá pegando o povo hein?
    rsrs Bjs
    Idelmária
    http://idelmaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Idel!
      Pois é, curiosidade acaba sendo uma coisa boa para as editoras hein. rs

      Excluir
    2. Pois é, e tantos livros bons aí esperando um marketing digno, que tristeza! :/

      Excluir
  8. Eu li um pedação do livro, pq minha irmã comprou, mesmo ela dizendo q era horrível.
    Acho q o sucesso é por ter sexo. Vi a umas 2 semanas atrás uma entrevista com a autora no Fantástico, e mostrou uma tia de uns 30 anos lendo um trecho e dizendo q "ficou arrepiada". Cara, eu tbm escrevo e conheço um MOOOOOOOOOOONTE de gente q escreve umas sacanagens assim, no estilo desse livro. Mas a narrativa é MIL VEZES melhor!!!! Assim como Crepúsculo, a pior parte nem é a ideia no geral, é o desenvolvimento dela. Uma narrativa cansativa, mostrando uma mulher com cabeça de uma adolescente bobona e chata pra caramba.
    Pra mim, 50 Tons de Cinza é tipo aqueles livros q vende em banca de jornal, com um cara bonitão e sarado na capa pegando uma tia e tal. Acho q todo livro q faz sucesso é por trazer uma realidade q as pessoas gostariam de estar vivendo. E existem muitos jovens com os hormônios a flor-da-pele, curiosos com esse tema, e tbm muitas tias encalhadas q precisão dos livros pra satisfazer suas fantasias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com tudo que tu falou Thalia, principalmente a parte "muitas tias encalhadas q precisão dos livros pra satisfazer suas fantasias." KKKK lol

      Excluir
  9. Para quem gostaria de tentar um livro livro erótico nacional recomendo "Redes Sensuais". Trata-se de um livro extremamente atual, tendo como tema as relações nos dias de hoje com Facebook, pessoas no "chat" combinando encontros, personalidades múltiplas (a virtual e a real) e o sexo, muito sexo, que permeia tudo e faz com que as pessoas ajam de maneira contraditória. ---- Querendo conhecer mais a obra, faça o download gratuito de 150 (sim, 150!) páginas do livro no seguinte endereço: http://ge.tt/78mDJLP que foi disponibilizado gratuitamente pelo autor!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Luciano!
    Bem, ainda estou vendo se vou atrás desse livro ou deixo essa ideia quietinha. Primeiramente, queria muito ler, mas, depois de ver algumas resenhas sobre, que diziam ser sua escrita "fraca", perdi a super curiosidade. Os motivos citados nesse post é a verdade, infelismente. E, se esse livro faz sucesso por nada, digamos assim, os leitores precisam tentar ser mais críticos pelo menos. Sim é hot. E isso importa quando todo o resto da história é amadora ao ponto de levarmos em conta apenas um fator nela, no caso, o sexo? É de suma importancia que o autor saiba, além de criar um bom enredo, apresentá-lo a nós de uma forma única, que é, no final da contas, o que definirá a qualidade do livro. Sim, fala de sexo, mas o autor(a) sabe como nos prender com isso?

    Tem memes no meu blog para ti:
    http://sete-viidas.blogspot.com.br/2012/10/selos-e-memes.html
    Espero que goste!

    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Bom, eu acho: primeiro você lê, depois você critica. Beijos, sambei !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu ler melhor o texto verá que em momento algum eu critiquei o livro. Beijos! ;D

      Excluir
  12. Bem, acho que li em alguma parte dos comentários algo como: É o primeiro livro com tema adulto que chamou bastante atenção. Eu não sei se existiam (pois agora tem um turbilhão de livros do gênero nas prateleiras das livrarias), de qualquer modo, esse foi diferente. Pois com toda essa divulgação, as pessoas começaram a ler nas ruas! Nos ônibus, sem problemas, sem sentirem-se constrangidas... Isso foi um grande passo. Mas, claro... Divulgação ajudou muito, além dos fãs de Crepúsculo.
    Eu admito por mim mesma, que li realmente, sem muitas expectativas. Eu não sabia o que esperar... Eu mal sabia qual era o tema. hihi
    Mas, afinal de contas... O livro sendo bom ou não, é apenas uma questão de gosto. Eu gostei. É isso o que eu acho. Obrigada.

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.