22 julho 2012

O Ladrão de Casaca - Maurice Leblanc



"Ladrão de Casaca" é a principal obra do escritor francês Maurice Leblanc. O livro apareceu pela primeira vez ao público em 1907 com o título: "Arsène Lupin, ladrão-cavalheiro". Foi uma encomenda da revista francesa "Je Sais Tout", o pedido de Pierre Lafitte, editor da revista, era de uma novela policial cujo herói fosse para a França o que Sherlock Holmes é para a Inglaterra.
 Arsène Lupin não é um simples cidadão, de uma simples cidade, que trabalha em um lugar que odeia apenas para se sustentar. Muito pelo contrário, ele está sempre em diferentes lugares e sempre com aparências e personalidades diferentes

 Arsène Lupin é simplesmente um ladrão, tem essa profissão porque gosta, nunca erra e ninguém pode prendê-lo, mesmo sendo um criminoso, e trocando sempre de aparência, ele sempre está bem vestido, é educado e também tem sentimentos. Mais as maiores qualidades desse cavalheiro, é que ele nunca falha e cumpre tudo que promete.

 O livro tem ao todo 9 contos diferentes e uma introdução chamada "O ladrão dos mil disfarces", cada conto é melhor que o anterior. Todas as expectativas que eu tinha sobre o livro foram superadas assim que comecei a lê-lo, Maurice Leblanc conseguiu criar um personagem que, apesar da sua profissão, consegue prender totalmente o leitor.

 As histórias são curtas mas muito interessantes, sempre quando acabava de ler um dos contos eu sempre falava para mim mesmo "-Nossa, isso foi Genial!". A minha parte do livro favorita é a que conta como Arsène Lupin começou em sua profissão, particularmente, eu acho que foi uma das melhores.

 A Diagramação é simples mas a capa desse livro, como a maioria que a Martin Claret faz, é linda, muito linda, fiquei apaixonado por ela - Ultimamente vemos muitas capas pretas, muitas mesmo, e eu acho as brancas tão bonitas. Não encontrei nenhum erro de ortografia, não sei se porque estava muito entretido para prestar atenção, se eram muito insignificantes ou não tinham.

 O Maurice Leblanc é um ótimo escritor e eu acho uma pena que suas obras não sejam tão conhecidas atualmente. Foi muito divertido ler esse livro e eu super recomendo, recebi ele da editora parceira aqui do blog, a Martin Claret.

"O seu retrato? Como posso descrevê-lo? Já vi Arsène Lupin vinte vezes, e cada vez era uma pessoa diferente..."
Escrito por Maurice Leblanc.
Contém 194 páginas.

6 comentários:

  1. Adoro livros inteligentes e que possam surpreender o leitor. Estou lendo um deste tipo atualmente rss.
    Gostei bastante da resenha, me interessei pelo livro...apesar de não estar acostumado a ler coletânea de contos. Porém, a temática é bem interessante. Valeu pela dica!

    Abraços,
    Lucas

    ResponderExcluir
  2. Eu amei essa capa, tem um que mafioso, rs.
    As vezes eu escrevia contos, mais aí parei, vai saber.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chega a contos,mas como na sua resenha vc falou que cada conto vai melhorando a historia super me animei para ler.

    ResponderExcluir
  4. O livro deve ser bem interessante. Se pensarmos bem, não é uma má ideia acompanhar as aventuras de um ladrão. Mas tomara que ninguém tome como influência, ram? hahaha
    maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim muito interessante e tomara que não mesmo hein! auehhuaeh

      Excluir
  5. Nunca li este livro, mas parece ser bem legal!!
    Gostei muito de sua resenha. Gosto muito quando as resenhas são positivas, nos fazem realmente querer ler o livro :D

    http://toda-leitura.zip.net

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.