15 julho 2012

E Nem só de livros viverá o homem... (#02)


 Eu sei que falei que a coluna iria ser domingo sim, domingo não, mas resolvi que agora ela irá ao ar uma vez na semana, ou sempre que tiver algum assunto para abordar. E o assunto de hoje é a sinceridade dos blogueiros literários em suas resenhas.

 O blogueiro pede uma parceria, o autor aceita e envia o livro para ser resenhado, o blogueiro lê e odeia o livro mas como o autor é brasileiro e tudo mais ele vai lá e fala que o livro é maravilhoso, perfeito, mil maravilhas mas na verdade só leu até a metade e desistiu.

 Então alguém compra o livro confiando na resenha, querendo ver também um pouco dessa perfeição, dessa maravilha, desse livro perfeito e quebra a cara. E infelizmente nós vemos muito disso por ai e é por isso que sempre antes de escolher que livro comprar eu visito vários blogs procurando resenhas do livro e analisando pontos positivos e negativos.

 Além de prejudicar o leitor, blogueiros com essa atitude também acabam prejudicando o próprio blog que irá perder a confiança daquela pessoa que foi lá e gastou seu dinheiro em um livro que não valia a pena e o autor que vai gastar com o seu livro e quebrar a cara pois não venderá nem 500 copias.

 Mas por que fazer resenhas falando bem de um livro que não gostou? e a resposta para essa pergunta é bem simples: Para agradar aquele autor parceiro ou aquela editora fofa que te manda livros todo mês e você tem medo de perder a parceria.

 "Então eu tenho que dizer que o livro é uma porcaria e que o larguei por causa disso?" de forma alguma, basta escrever a resenha  e explicar o motivo de não ter gostado, o porquê de ter desistido de Lê-lo e pronto. Sinceridade não faz mal a ninguém.

 "Mas e se o autor criar caso por causa disso?'' Espera, você tá escrevendo a resenha para o autor ou para os leitores ? Quem vai comprar o livro é o autor ou os leitores ? E o que ele vai ganhar com comentários falsos sobre seu livros falando super bem dele se quando outras pessoas comprarem vão falar que não gostaram?

 "Ah, mas eu realmente gostei do livro" Ótimo, bom para você, então simplesmente compartilhe sua opinião com os leitores. Mas lembre-se você pode enganar a todos dizendo que gostou mas não a si próprio.

 Então, esse é um assunto que pode render muita discussão mas não quero prologar muito o post então vou parando por aqui. Quero agradecer a Flavia do Livros E Chocolate  por ter corrigido o post antes de ter ido ao ar porque nunca fui muito bom em português mas enfim né, deixem suas opiniões. 



9 comentários:

  1. Também penso assim os blogs literários são para o publico que gosta de ler,não para os autores de livros.

    ResponderExcluir
  2. realmente dizer que o livro é MARAVILHOSO enquanto nao gosto acho meio até cara de pau da pessoa, afinal é como você disse, pode enganar os outros mais não a si proprio.

    http://garotoonerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu tb acho que o blogueiro nao deve escrever pro autor, mas sim pra quem está lendo.
    Blogueiro que faz resenha pra agradar o autor, não tem o mínimo de comprometimento com o que faz, não tem credibilidade e a reputação dele pra mim tá abaixo de 7 palmos da terra rsrsrs

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  4. Hey, eu não tenho parceria com autores só, aliás, meu blog não é só literário, abordo vários assuntos neles, mas tenho parceria com editoras e li muito sobre isso antes de solicitar e tentar parceria com alguma empresa. Acredito que o blogueiro é um formador de opinião, expressando sua própria e mentir em resenhas não é nada bom mesmo. Concordo com seu texto, com o fato da sinceridade sempre ser boa e com o blogueiro ser sincero com seus leitores, muitos compram livros a partir de resenhas que leram em blogs que acompanham, eu faço muito isso e procuro ler várias em alguns blogs que confio também.
    É importante o blogueiro ser sincero, mas claro, sempre ter respeito para com o trabalho do autor e da editora.

    Beijos ><
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Apoio tudo o que vc disse amore!! Infelizmente isso anda acontecendo muito por ai mesmo, o que é uma pena não é mesmo?! Mas ainda bem que existem blogueiros sinceros que falam o que realmente querem sem se importar em agradar uns e outros! Adorei sua coluna viu, já estou ansiosa para a próxima!!

    Xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu tenho uma opinião muito clara sobre esse assunto: pra que diabos alguém faz um blog, seja ele exclusivamente literário ou não, para MENTIR? Sério, isso não faz o menor sentido.
    Uma coisa nós temos que ter em mente: cada pessoa tem seus gostos e preferências, cada um tem uma história de vida e logicamente não é porque eu gostei de um livro e você foi lá, comprou e não gostou que quer dizer que eu tenha mentido, né? Temos que saber diferenciar isso, mas realmente é complicado quando nos deparamos com vários blogs que só querem saber de ganhar mais e mais livros e têm medo de perder parceria, o que chega a ser ridículo.
    Eu adoro ler resenhas, mas não as levo muito em consideração na hora de comprar um livro. Se eu realmente quiser ler o livro, vou ler, mesmo que tenha lido várias resenhas negativas e o contrário também, não é porque um monte de blog está falando bem de um livro, que eu realmente fico com vontade de ler.
    Foram poucas as vezes que realmente a resenha determinou que eu lesse ou não algum livro.

    ResponderExcluir
  7. Esse assunto já deu muito o que falar na blogosfera literária.

    A resolução desse problema você já falou: Seja sincero. Eu conheço muitos blogueiros que se recusam a aceitar parceria com editoras e autores simplesmente para provar que não precisa de livro de graça. É claro que nem todo mundo pode custear isso. O problema é que receber esses livros ta quase virando um "negócio".

    Enfim... Sejam sinceros consigo mesmo e tudo ficará bem.

    Deivison Amorim
    Eu Tenho Livros - @eutenholivros
    eutenholivros.com.br

    ResponderExcluir
  8. Acho parceria com autor uma coisa complicada... mas de qualquer maneira, dá pra ser sincero na resenha sem prejudicar ninguém, é só fazer as coisas com educação!

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.