30 maio 2012

Viagem ao Centro da Terra - Júlio Verne



Após decifrarem um código oculto em misteriosas inscrições rúnicas, o professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel embarcam numa jornada que homem algum ousaria trilhar. Em meio a sua descida rumo ao centro da Terra, os dois aventureiros enfrentam a fúria de rios subterrâneos, deparam-se com insetos e cogumelos gigantes e com estranhos fenômenos físicos, além de encontrarem resquícios de um mundo pré-histórico e desconhecido que sobreviveu ao tempo. Viagem ao centro da Terra, publicada originalmente em 1864, é uma das principais obras de Júlio Verne, precursor da ficção científica. Ao longo da narrativa, fantasia e ciência coexistem e confundem-se, conforme o autor transita livremente entre elas. Mais do que uma história de aventura, Viagem ao centro da Terra é o registro de uma postura própria de Verne em relação à ficção, em que o exercício da imaginação e do fazer artístico não é avesso à curiosidade científica.

 Depois de encontrar um pergaminho com algo escrito em códigos, o Professor Lidenbrock e seu sobrinho Axel passam vários dias trancado em casa tentando desvendar os códigos até que, sem querer, o jovem acaba descobrindo uma forma de ler o pergaminho e ,apesar de estar temoroso a atitude que seu tio tomara ao saber o conteúdo do pergaminho, ele acaba mostrando como lê-lo.

 Junto com seu tio e um guia holandês, chamado Hans, Axel sai em uma expedição pelo monte Sneffels para encontrar o Centro da Terra.  Lidenbrock tem grande fé em que chegara ao seu destino e se tornará famoso e no caminho eles passarão por vários perigos e farão várias descobertas nunca antes reveladas.

 Esse é o primeiro livro do Júlio Verne que leio e provavelmente tentarei ler as outras obras do escritor pois se forem tão boas quanto esse não me decepcionarei até porque tenho um grande prazer em ler livro sobre os temas que Verne escreve.

 Muitas vezes me peguei pensando se era possível que existisse algo como o livro descreve e podem me chamar de imaturo, infantil ou o que seja mas eu acredito que pode sim ser possível e continuarei acreditando até que se prove o contrário.  

 Viagem ao centro da terra atiça a imaginação e nos faz duvidar se realmente não aconteceu o que está sendo narrado e existe até um grupo de pessoas denominados "Vernianos" que acreditam que o que Verne escreve não é invenção.

 A capa do livro é muito bonita como todas que a Martin Claret faz e a única parte negativa que o livro tem é que as letras são pequenas e isso dificulta a leitura em certas situações e também são usadas palavras difíceis e citados muitos assuntos científicos que me deixaram totalmente perdido mas nada que não possa ser resolvido. 

 Foi lançado um filme ligado no livro e que vale muito a pena assistir. No filme os personagens seguem o que foi escrito pelo Júlio Verne até encontrarem o Centro da terra, por isso digo que é apenas ligado ao livro e não baseado.

Viagem ao centro da terra é totalmente recomendado por mim e foi gentilmente cedido pela editora Martin Claret para resenha. Em breve teremos promoção do livro para vocês.

“Começava a verdadeira viagem. ... Além  do medo de descer agarrado somente a uma corda, teria que carregar um fardo!”

  • Editora: Martin Claret
  • Autor: JULIO VERNE
  • Número de páginas: 213


7 comentários:

  1. Oie, muito bom teu blog, viu?
    Parabéns!
    Estou seguindo, segue o meu também?
    http://foolishhappy.blogspot.com.br/

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano!
    Eu já li esse livro muito tempo atrás... Lendo sua resenha fiquei com vontade de ler de novo!
    Vou procurar por essa edição nova da Martin Claret.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena reler e creio que muito em breve também voltarei a lê-lo !
      bjs,
      Luciano

      Excluir
  3. Gostei muito do blog! Amei para ser mais exata. É lindo e com conteúdo! Muito obrigada pelo convite no Skoob. Irei seguir com prazer! Visita o meu Blog sobre Livros também?

    http://my-magic-library.blogspot.com/

    Espero que goste. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Dizem que esse livro é muito bom, e adorei a resenha esta de parabéns !
    Beijos.

    http://meninoironia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu vi várias resenhas e assisti o filme que mostra o livro um pouco. Amei, parabéns pela resenha =)

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.