26 abril 2012

Alice no Pais das Maravilhas - Lewis Carroll


Este livro é uma das mais famosas obras-primas da literatura universal destinada ao público infantil. Alice no País das Maravilhas (1865) são fantasias oníricas e lúdicas sobre a realidade e a linguagem. Explorando a aparente ausência de sentido em sentenças gramaticalmente corretas, Lewis Carrol foi um dos pioneiros na pesquisa de uma nova ciência do discurso, por meio da simbolização. Aparentemente destinada às crianças, na verdade oculta questionamentos de toda espécie, lógicos ou semânticos, problemas psicológicos de identidade e até políticos, tudo sob a capa de aventuras fantásticas. 
 Quem nunca ouviu falar sobre Alice ? uma garotinha que ao perseguir um coelho acabou caindo em sua toca e foi parar em um lugar mágico onde há animais falantes, cartas de baralho que pintam jardins e pessoas com parafusos a menos. Esse lugar se chama Pais das maravilhas e é lá que a pequena Alice conhece o coelho branco que sempre está atrasado, o Chapeleiro Maluco, um gato sorridente e uma rainha pávio curto que está sempre gritando " - Cortem-lhe a cabeça! ".
 Como se já não fosse bastante difícil ter de lidar com essas criaturas, a garota ainda tem que se acostumar a crescer e diminuir várias vezes seguidas indo de enorme para pequena em diversas situações e as vezes ficando em apuros graças a isso.
 Lewis criou um espaço totalmente diferenciado dos que estamos acostumados a ver em livros, um espaço onde eu daria tudo para viver, acho que me daria muito bem com o lugar e seus habitantes. Ele conseguiu escrever uma história única.
 O livro tem apenas doze capítulos, a leitura é bem rápida e envolvente e o livro é cheio de ilustrações da versão original, feitas por John Tenniel e todas muito lindas e bem feitas se me permite dizer.
 Uma coisa que achei bem legal é que ele vem acompanhado de muitas informações sobre o autor, o ilustrador, a editora e até sobre a criação dos livros. Comecei a conhecer muita coisa que não sabia depois que as li.
 A escrita é bem simples, há poucas palavras difíceis o que o torna um ótimo livro para quem está começando a criar um hábito de leitura agora e ainda tem preguiça de ler livros com muitas páginas  
 A capa do livro é uma das mais lindas que já vi, temos que admitir que a Martin Claret faz capas perfeitas, achei esse jogo de cores bem bonitos e as ilustrações também estão lindas. Sem sombra de dúvidas eu leria esse livro pela capa e não me arrependeria pois tanto a história quando a capa não me decepcionaram. 
 Muitas vezes senti raiva  de alguns personagens, e até da Alice por culpa da "fragilidade" deles que se sentiam ofendidos com qualquer coisa, e muitas vezes os diálogos são confusos mas no Pais das Maravilhas tudo é confuso então não achem estranho Ok ?
 Alice no pais das maravilhas foi cortesia da Editora Martin Claret, vem corrigido de acordo com o novo acordo ortográfico e é super recomendado por mim. 
 Termino essa resenha com uma frase que está escrita no fim do livro onde diz : 
    O livro muda as pessoas. Revolucione-se: Leia mais para ser mais.

- E isso prova que ele é culpado - concluiu a rainha
- Isso não prova nada - interferiu Alice.
  • Editora: Martin Claret
  • Autor: LEWIS CARROLL
  • ISBN: 978-85-7232-618-6
  • Número de páginas: 145

19 comentários:

  1. Desde que vi aquele filme com a Elle Fanning, fiquei com vontade de ler Alice. Uma vez em uma livraria até pensei em comprar o livro, mas acabei voltando ele para a estrante.
    Acho que esse mês eu compro. Adorei a postagem =)

    Rafa
    http://laviestallieurs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafaela!
      A promoção do livro já foi liberada aqui no blog, tenta a sorte lá ;)
      abraços,
      Luciano.

      Excluir
    2. Nossa, agora que vi. Já estou participando e obrigada por avisar =)

      Excluir
  2. Já li e ouvi várias coisas sobre o mundo de Alice e sempre me interessei. Assisti vários filmes, desde desenhos infantis à adaptações mais elaboradas e ainda não me decepcionei. Quanto aos livros nunca encontrei em nenhuma livraria da minha cidade. Sempre tive curiosidade em conhecer a história escrita e continuarei buscando por ela.

    Pollyanna Takenaka
    @Pollyanna_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Temos que concordar que Alice sempre fez parte da infância de muitas pessoas e dificilmente vemos alguém que nunca ouviu falar sobre essa linda história, e os filmes são ótimos também ! :)

      abraços,
      Luciano Andrade

      Excluir
  3. Com certeza parte da minha infância.Adorei o filme,sempre que posso assisto de novo.
    Nunca li o livro,mas participando da promoção para ganhar!
    Beijos
    Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice fez parte da infância de muitas pessoas e continua fazendo. Muito legal isso né ? um livro imortalizado.
      abraços,
      Luciano

      Excluir
  4. Eu li Alice no país das maravilhas já faz um bom tempo, mas essa edição da Martin Claret é linda demais. Esse é um livro recomendado para qualquer idade, é simplesmente maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também recomendo para qualquer pessoa, de qualquer idade. Vale muito apena ler.
      beijos,
      Luciano

      Excluir
  5. Sempre ouvi falar do livro..mas nunca parei pra ler...Tomara que ganho a promoção para poder lê-lo.

    ResponderExcluir
  6. Olá Luciano (temos o mesmo sobrenome: Andrade)
    Eu já li uma vez quando ainda era criança, não me lembro direito da história, mas achei cativante na época. Eu adoro livros com ilustrações,por algum motivo me sinto mais conectada com a história.

    Parabéns pela resenha
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jacqueline.
      Também gosto de livros ilustrados pelo mesmo motivo, acho que nos sentimos mais conectados porque é mais fácil imaginar os personagens e o espaço onde a história está se passando.
      abraços,
      Luciano Andrade

      Excluir
  7. Apesar de não ser algo pelo qual eu tenho como desejo e anseio de ler, tenho certeza de que seja um livro muitíssimo interessante. O próprio desenho animado traz coisas interessantes, e nada melhor do que o livro para compreender essa obra que deve ser tão magnífica.
    Na verdade desde pequeno, quando eu assisti o desenho animado, eu sempre sentia dor de cabeça por ser tão confusas as coisas... lol Espero não sentir dor de cabeça enquanto leio hahaha. Mas acredito que não, eu faria bom proveito da leitura dessa obra.

    ResponderExcluir
  8. Adoro este livrooo!! recomendo! a história é demais, conhecida por todos, mas um ótimo exemplar! :)

    ResponderExcluir
  9. Meu Livro preferido. Se mais nem menos. E ele não é (só) para crianças. Acho ele genial.

    ResponderExcluir
  10. o filme é otimo todas as versoes quero ler o livro <3

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.