24 março 2012

Contos de Fantasmas - Daniel Defoe


Daniel Defoe (1660-1731), o célebre autor de As aventuras de Robinson Crusoéfoi um dos mais prolíficos escritores que se conhece, com mais de 500 títulos publicados. Entre os inúmeros gêneros que abordou (religião, política, sociologia, história, ficção, poesia) no seu jornal The Review (que ele escrevia praticamente sozinho). Defoe acreditava profundamente na reencarnação e escreveu estes Contos de Fantasmas baseado em entrevistas ou relatos conhecidos. Segundo ele, os episódios aqui relacionados – com exceção dos que estão agrupados sob o título de "Falsos fantasmas" – são todos verdadeiros e, em alguns deles, ele estaria disposta a ir em juízo, levando testemunhas e provas concretas. "A aparição da senhora Veal" é um dos exemplos.  


  Esse livro se divide em duas partes sendo a primeira  parte de historias de fantasmas reais e a segunda de fantasmas falsos e histórias divertidas. Para a resenha não ficar enorme e cansativa escolhi os meus  dois contos favoritos para falar sobre.
 O Fantasma de todos os cômodos fala sobre um mordomo que fica encarregado de cuidar da mansão em que trabalha enquanto seu patrão viaja mas algo começa a perturbá-lo então ele vai em busca do padre para pedir orientação e esse diz para que fiquei tranquilo que nada acontecerá. Certe noite a casa é invadida por ladrões armados que descobriram que há na mansão vários objetos de valores e para se proteger os empegados ficam todos no segundo andar enquanto algo acontece no térreo e eles não fazem a minima ideia de que é.
 Já Os presuntos e o Quaker, história que se encontra na segunda parte, fantasmas falsos e histórias divertidas, fala sobre um ladrão que na tentativa de roubar presunto acabou ficando preso na sala onde era guardado os presuntos e fora descoberto.
 Vi por ai algumas pessoas falando sobre As aventuras de Robinson Crusoé alguns falavam mal e outros diziam que era até legal e quando vi esse livro na livraria foi como se ele gritasse meu nome e acabei comprando e agora sou obrigado a admitir que eu realmente esperava bem mais dele. Não que o livro não seja bom, ele é, mas a maioria das histórias estão com pontas soltas e não te prendem até o fim e durante a leitura eu pensei seriamente em pular alguns contos mas minha força de vontade acabou me levando até o fim.
 Os melhores contos estão na segunda parte, esse que citei acima, Os presuntos e o Quaker, é o mais hilário de todos. Gostei também do último conto, O adivinho da Feira de Bristol, e fora esses há alguns outros que não são tão ruins.
 Acho que o que me deu forças para ler até o fim foi ver que não eram muitas página, apenas 120, e a partir da página 55 as histórias começam a ficar mais interessantes.

 Este relato é verdadeiro e cercado por muitas circunstâncias que podem induzir qualquer homem sensato a acreditas nele.
  • Editora: L&PM Pocket
  • Autor: Daniel Defoe
  • ISBN: 9788525406071
  • Número de páginas: 120

7 comentários:

  1. Boa tarde Luciano.
    Pra falar a verdade nunca li nenhum livro obre Contos de Fantasmas,mas agora acabei achando que talvez ão tenha muito a perder....Bom é isso adorei sua resenha,valeu pela dica e Sucesso.

    P.S.:Eu modifiquei o banner do blog uma ultima vez e adoraria se trocasse oque está aqui no T.P.Desculpe o incomodo.

    Beijos Ingrid
    http://livros-e-tal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Ingrid.
      Então, acredito que nem todos são ruins mas até hoje esse foi o único que li.
      Já mudei o banner e obrigado pelo comentário!

      abraços!

      Excluir
    2. De nada,vou ver se consigo ler esta livro depois da fila que tenho na estante.
      Beijos

      Excluir
  2. Luciano estou gostando muito do seu blog e das suas resenhas objetivas, do jeito que eu gosto, parabéns pelo trabalho e pela iniciativa, já estou seguindo para acompanhar melhor os posts.
    Não conhecia esse livro ainda, mas achei ele bem legal, gosto de assuntos assim, tipo terror, fantasmas ainda mais quando são contadas através de contos.

    Caique - EPL
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caíque!
      Fico feliz em saber que está gostando, obrigado por seguir e obrigado também pelo comentário !
      abraços!

      Excluir
  3. Oii, primeira visitinha por aqui o/
    Adorei muito o seu blog!
    Estarei comentando seus post!
    E aguardando mais post lindos como este.
    Seguindo, me segue também!
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Seja bem vinda ao TP!
      estou seguindo seu blog e gostei muito dele!
      abraços,
      Luciano.

      Excluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.