16 fevereiro 2012

A menina que roubava livros


Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em A Menina que Roubava Livros
Desde o início da vida de Liesel, na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de roubá-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar. Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhecê-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena. 
 Eis um pequeno fato
  você vai morrer. 
 O livro não é narrado por uma pessoa e muito menos por um animal, mas sim a Morte !
 Que ao coleta uma alma na Alemanha durante a segunda guerra mundial encontra Liesel Meminger, a protagonista do livro.
 Liesel é uma garotinha de apenas 10 anos que foi adotada por um casal que morava em uma pequena saudade na Alemanha, Ela perdeu seu irmão pouco antes de chegar a casa dos pais adotivos. Durante o enterro do irmão Liesel roubou seu primeiro livro, um livro chamado "O manual do coveiro" mas como não sabia ler nem escrever ela só veio a usar o livro algum tempo depois.
"Ela ficou lá,assustada,numa poça de sangue, com uma estranha melodia a lhe soar no ouvido."

 Ao decorrer do livro Liesel conhece muitas pessoas como a mulher do prefeito,Ilsa Hermann e Rudy Steiner. Liesel e o seu "pai", Hans Hubermann, ajudam um judeu chamado Max que acaba indo embora para que não aconteça nada a família que o acolheu.
  Uma última nota da sua narradora
   Os seres humanos me assombram. 
  Eu comprei esse livro a dois anos atrás e não havia criado coragem para lê-lo até essa semana. Como eu estava lendo apenas livros fantasiosos do tipo Percy Jackson e diários do vampiro resolvi diferenciar um pouco e ler algo diferente. Quase parei no meio do livro porque ele é meio chato mas como já estava quase na metade resolvi continuar até o fim.
 Eu gostei muito da Liesel e do seu apego pelos livros e me identifiquei muito com ela por causa disso ( haha ). Se eu pudesse ficaria o dia todo olhando a capa do livro, acho que deveriam existir mais capas de livros que usem e abusem do branco aliás como a própria narradora do livro disse : O branco é sem dúvida um cor.


Nota: 3/5

  • Editora: Intrínseca
  • Autor: MARKUS ZUSAK
  • ISBN: 9788598078175
  • Número de páginas: 494

5 comentários:

  1. Achei a sua resenha muito boa, achei o livro praticamente perfeito, gosto de histórias que se passam num contexto histórico, como essa obra que acorre na Alemanha durante a 2° Guerra Mundial, um período muito triste... O livro em si é triste, mas vale a pena ser lido.

    Caique - EPL
    http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Esse foi um dos melhores Livros que eu já Li. Nunca pensei em parar quando estava Lendo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha, algo assim aconteceu comigo, comecei a ler o livro e parei quase na metade, achei extremamente chato e nao tive coragem de voltar a lê-lo novamente!!! Mas um fato curioso me chama atenção todo que lê fala que é muito bom, vou ter que terminar entao pra confirmar isso!!!

    ResponderExcluir
  4. comecei a ler mas parei seila esse livro não me interesso muito mas parabéns pela resenha fico otima

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é tão perfeito, chorei ao ler ele.
    Ansiosa para o filme, mas é melhor relaxar o coração porque vai demorar um pouco ainda.

    ResponderExcluir

© Terceira Página - 2012. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciano Andrade.
Tecnologia do Blogger.